Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

PRR: António Costa salienta que há 11 mil milhões de euros de encomenda pública às empresas


Sexta, 16 de Abril de 2021

O primeiro-ministro, António Costa, realçou hoje que há 11 mil milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) apenas de encomenda pública às empresas para executar diferentes pontos do programa.
"Do conjunto deste plano, de encomenda pública às empresas, há 11 mil milhões de euros, para além dos benefícios indirectos, seja o investimento nas qualificações ou na redução de custos de contexto, e para além dos apoios directos", frisou António Costa, que falava na apresentação do PRR, no Convento São Francisco, em Coimbra.
O primeiro-ministro sublinhou que "as empresas são parceiros fundamentais na execução deste plano".
"Quando falamos em habitação, serão as autarquias ou o IHRU [Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana] que vão executar a encomenda. Mas vão encomendar a quem? Às empresas. Quando estamos a falar na digitalização da Administração Pública ou das empresas, quem vai desenvolver as aplicações? Quem vai melhorar a infra-estrutura? As empresas. Quando falamos em eficiência energética, quem vai realizar seja a substituição das janelas, a intervenção nas coberturas ou instalar os painéis solares? As empresas", notou.
António Costa afirmou que estes valores vão além dos apoios directos às empresas no PRR, que são de cerca de 4,9 mil milhões de euros, mas que poderão ir até aos 7,2 mil milhões de euros.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu