Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

S. João da Madeira vence final distrital do Euroscola


Quinta, 15 de Abril de 2021

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, de São João da Madeira, venceu a última edição distrital do programa Euroscola, que este ano decorreu sob o tema “Cidadania e participação jovem, qual o papel das novas tecnologias?”.
No trabalho submetido a concurso, os alunos alertam para os benefícios, mas também pa­ra os perigos das redes sociais. “Acreditamos que, apesar de todas as vantagens relativas ao papel da tecnologia na participação dos cidadãos – e sobretudo dos jovens que não conhecem outro mundo que não este, onde o digital e o analógico se confundem –, esta está a ser usada de forma a manipular, numa surdina bem oculta, aqui­lo que pensamos, o que queremos e as nossas expectativas”. “Há cada vez mais evidências de que as tecnologias movidas a Inteligência Artificial (IA) têm sido sistematicamente usadas com o propósito de manipular os cidadãos, prejudicando o ideal democrático e limitando a sua participação”.
Os jovens, alertam que “é preciso uma consciência de que os media “on-line” utilizam, de forma crescente, algoritmos específicos, para direccionar noticias personalizadas, com base nos interesses, no perfil do utilizador e em todas as interacções desenvolvidas no mundo digital”. O que faz com que “as pessoas e, essencialmente, os jovens, vivam numa espécie de câmaras de eco e bolhas, passando a estar meramente expostos àquelas esferas”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu