Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Director: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Pessoas acima dos 60 anos vacinadas até à primeira semana de Junho


terça, 13 abril 2021

A população com mais de 60 anos de idade vai estar vacinada contra a covid-19 até ao início de Junho, anunciou hoje o coordenador da ‘task force’ do plano de vacinação, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.
“Quando vacinarmos toda a população acima dos 60 anos, na realidade, estaremos – segundo os dados dos óbitos - a proteger 96,4% das pessoas que faleceram em resultado desta pandemia. Vamos atingir este valor entre a última semana de Maio e a primeira de Junho”, disse o responsável na reunião do Infarmed, em Lisboa, que junta especialistas, membros do Governo e o Presidente da República para avaliação da situação epidemiológica.
A ideia é que 96,4% das pessoas que morreram em resultado do novo coronavírus tinham mais de 60 anos.
Henrique Gouveia e Melo reafirmou também a meta de protecção de 70% da população para meados do verão. “Atingiremos 70% da população, que equivale a termos todas as pessoas acima dos 30 anos vacinadas, entre Julho e Agosto, com a primeira dose”, explicou.
Com 1,9 milhões de vacinas disponíveis para administrar em Abril, o coordenador da ‘task force’ assumiu também que o programa está “numa semana de transição” e que vai entrar em curso “uma nova estratégia”, com a alteração da tipologia da fase 2, “colapsando a fase 2 com a fase 3, uma vez que há disponibilidade de vacinas” e que o aspecto fundamental será a “fluidez” do ritmo de vacinação.