Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Polónia anuncia "estatística trágica" de quase mil novas mortes


Quinta, 08 de Abril de 2021

A Polónia anunciou hoje quase mil novas mortes por covid-19, uma “estatística trágica” que eleva o número de vítimas mortais da pandemia para 56.659, segundo o Ministério da Saúde.
O último balanço das autoridades polacas revela que mais 954 pessoas morreram e 27.887 foram contaminadas na Polónia, o que eleva para 2.499.507 o número de pessoas infectadas desde o início da pandemia.
"São estatísticas trágicas. Nunca tivemos este número de mortes", disse aos jornalistas o porta-voz do ministério, Wojciech Andrusiewicz.
No entanto, o porta-voz esclareceu que o número recorde de óbitos se deve ao atraso nos registos ligado aos feriados da Páscoa, pelo que se trata de um balanço de vários dias.
"Estes 954 casos não são resultado do último dia nem dos últimos dois dias", disse.
Andrusiewicz manifestou-se ainda confiante de que o país está prestes a ultrapassar o pico da terceira vaga da pandemia.
Segundo o ministério, mais de três quartos das camas de hospital destinadas aos doentes com covid-19, incluindo as que incluem ventilador, estão ocupadas.
A situação é particularmente difícil na região da Silésia, no sul do país, onde já faltam camas e de onde os doentes estão a ser transportados para outras regiões.
No âmbito das restrições anti-covid-19, em vigor até dia 18, todas as escolas, equipamentos desportivos e culturais e lojas não essenciais estão fechados na Polónia.
Até hoje, a Polónia registou quase 2,5 milhões de casos de infecção pelo novo coronavírus, com um total de 56.659 vítimas mortais e há mais de 360.000 casos activos de covid-19, dos quais 3.362 se encontram em estado crítico.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu