Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

População de Israel presta homenagem pelas vítimas do Holocausto


Quinta, 08 de Abril de 2021

Os israelitas cumpriram hoje dois minutos de silêncio enquanto soaram sirenes em todo o país em memória pelas seis milhões de vítimas do Holocausto durante a II Guerra Mundial.
Os transportes públicos e os automóveis particulares pararam nas ruas e nas auto-estradas e as pessoas que se encontravam nas ruas ficaram paradas rendendo homenagem às vítimas do regime nazi.
Trata-se de um dos dias mais importantes do calendário de Israel assinalado no dia da revolta do Gueto de Varsóvia, a 08 de Abril de 1943, uma das acções mais significativas da resistência judaica contra a Alemanha nazi durante a II Guerra Mundial (1939-1945).
O Holocausto é um elemento de consenso público e político do Estado de Israel, fundado em 1949, três anos após o final do conflito mundial.
Os actos que recordam o genocídio começaram a ser assinalados na quarta-feira com emissões especiais de rádio e televisão dedicadas ao Holocausto.
Em todo o país, os restaurantes e locais de diversão permanecem encerrados durante as cerimónias públicas.
Cerca de 180 mil sobreviventes do Holocausto vivem em Israel actualmente.
O presidente Reuven Rivlin disse na quarta-feira durante um discurso no Yad Vashem, Memorial do Holocausto, que em 2020 cerca de 900 sobreviventes do genocídio nazi morreram de covid-19.
Na quarta-feira, o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, no discurso proferido também no Yad Vashem, dirigiu-se aos líderes mundiais pedindo para que o acordo com o Irão sobre energia nuclear não seja renovado.
"A História ensinou-nos que acordos como este, com regimes extremistas não servem para nada", disse o chefe do governo de Israel.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu