Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Estarreja: Albertina Florentino levou “uma vida de leite de 50 anos”


Sábado, 03 de Abril de 2021

Há profissões em vias de extinção e não é por acaso que Albertina Florentino é descrita como “a última leiteira de Avanca”. Esta mulher, hoje já acima dos 80 anos, fez do leite profissão por meio século. “Foi uma vida de leite de 50 anos”, contou num relato feito para o projecto Avivar Memórias, através do qual a Câmara de Estarreja está a recolher histórias e memórias das gentes da terra.
O projecto foi iniciado em 2019 e é feito de pessoas como Albertina Florentino – ou como Jesus Almeida, o moleiro de Salreu, o próximo a poder ser escutado, com uma cadência mensal, nas redes sociais do município.
O Avivar Memórias quer “recuperar memórias imateriais que de outra forma ficarão perdidas” e para isso vai ao encontro de personagens locais para que contem as suas histórias de vida na primeira pessoa. A leiteira de Avanca foi uma das mulheres a quem o projecto deu voz – ao longo do depoimento de uma hora também se ouve a “voz” de um dos seus cães, que volta e meia interrompe a conversa com os seus latidos estridentes.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu