Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Aveiro: Mão-cheia de exposições marca a reabertura dos museus


Sábado, 03 de Abril de 2021

Quatro novas exposições assinalam a reabertura dos museus e galerias municipais, esta segunda-feira. O primeiro dia da semana é o dia habitual de encerramento, mas estarão excepcionalmente de portas abertas no dia 5 para celebrar o reinício da actividade à luz do actual processo de desconfinamento. A entrada é gratuita até ao dia 11 deste mês, medida que, de acordo com a Câmara, serve de “estímulo à visitação”. Para ver há as habituais colecções dos espaços museológicos locais, a que se somam quatro novas mostras noutros tantos locais da cidade.
Além dos museus e galerias, também o espaço Turismo & Museus reabre na segunda-feira – em todos os locais a autarquia garante o cumprimento das regras sanitárias em vigor para evitar “uma nova vaga” da pandemia.

Arte contemporânea
no Museu de Santa Joana
Uma das novidades diz respeito à colecção de arte contemporânea do Estado português que se encontra em depósito no município aveirense. Este acervo, do qual fazem parte trabalhos de Vieira da Silva, Julião Sarmento, Júlio Resende e Armanda Passos, entre muitos outros, passará a estar permanentemente exposto, a partir de segunda-feira, na Galeria da Pedra do Museu de Aveiro/Santa Joana. A exposição irá sendo renovada ao longo do ano, permitindo mostrar “a riqueza e a diversidade de técnicas, artistas e linguagens que formam a colecção”.
Esta acção é desenvolvida no âmbito do Projecto de Arte Contemporânea de Aveiro, que dá corpo a uma “efectiva descentralização cultural” e contribui para “uma nova centralidade na arte contemporânea” nacional. Esta “aposta” na arte contemporânea, sublinha a edilidade, assenta também em parcerias estabelecidas com entidades nacionais como a Fundação de Serralves, a Fundação Cupertino Miranda, o Museu Nacional da Imprensa e, mais recentemente, a Fundação Arpad Szenes/Vieira da Silva.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu