Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Vacinação seria “passo decisivo” para o regresso às escolas


Quarta, 03 de Março de 2021

Os directores escolares defenderam hoje que a vacinação contra a covid-19 de trabalhadores docentes e não docentes seria um “passo decisivo” para o regresso ao ensino presencial, aplaudindo a disponibilidade do Governo para os incluir nos grupos prioritários.
A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu na terça-feira que os professores e o pessoal não docente possam ser incluídos como prioritários para a vacinação, ao considerar que as escolas são um "serviço essencial".
"Quando falamos de serviços essenciais - e as escolas são de alguma forma na nossa abordagem social um serviço essencial - poderá fazer sentido que os adultos que trabalham nestes locais tenham uma vacinação diferenciada", afirmou Marta Temido em entrevista ao Jornal da Noite da SIC.
Em reacção às declarações da ministra, o presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) aplaudiu essa possibilidade, considerando que seria essencial para o regresso ao regime presencial. “Queremos regressar à escola com saúde e em segurança, por isso, ontem [terça-feira], ficámos satisfeitos com aquilo que ouvimos da ministra da Saúde”, disse à Lusa Filinto Lima.
Para o representante dos directores escolares, essa seria a medida mais importante para o desconfinamento no ensino, que daria maior confiança à comunidade educativa. “O passo decisivo era priorizar professores e funcionários na toma da vacina antes do regresso às aulas”, sublinhou o presidente da ANDAEP, defendendo que esse processo de vacinação comece desde logo pelos profissionais que estão naquelas escolas de referência que se mantém abertas durante o período em que vigora o ensino a distância.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu