Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Arrancou a vacinação da população de Estarreja


Segunda, 22 de Fevereiro de 2021

A vacinação da população de Estarreja iniciou-se, ontem, com a inoculação de uma lista de 200 utentes do Cento de Saúde local, que se encontram na faixa etária dos 50 aos 65 anos e que são portadores de co-morbilidades, nomeadamente de uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.
Como explicou a enfermeira Sandra Borges, receberam a primeira toma da vacina da “AstraZeneca”, que ainda não tem “ok” para ser ministrada a maiores de 65 anos. “Está tudo a correr bem”, salientou ao Diário de Aveiro, dando nota de que o processo se tinha iniciado às 9 horas. Acrescentou que estavam a ser utilizados naquele momento, pelas 11 horas, três espaços de vacinação, acentuando que havia um espaço-extra para o caso de ser necessário.
Os utentes iam sendo chamados e no seu percurso no interior do Centro de Saúde eram acompanhados por enfermeiras, que os ajudavam a preencher o necessário questionário e garantiam o espaçamento preventivo. Após a toma, cada pessoa ficava meia hora no espaço de recobro, antes de poder ir para casa.
Sandra Borges ainda informou que a segunda dose será aplicada a estas duas centenas de utentes no dia 21 de Maio.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu