Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Câmara de Aveiro já aprovou arquitectura das moradias coloridas para a zona das Agras


João Peixinho Terça, 26 de Janeiro de 2021

Muito dificilmente as duas moradias que serão construídas na zona das Agras, em Avei­ro, passarão despercebidas, não apenas pelo local on­de se encontram, numa zona elevada e de grande visibilidade, principalmente da A25. Quando estiverem construídas darão mui­to nas vistas pelo seu colorido, com vista para o salga­do de Aveiro. A polémica despertada, principalmente nas redes sociais, são essencialmente comentários que reprovam aquela opção de construção, considerando-a negativa quanto ao impacto que provocará na imagem da zona.
O arquitecto Tomás Taveira assina as duas moradias do empreendimento “Alto das A­gras”, a construir a “curto- mé­dio prazo”, sendo que uma já tem comprador. Embora surpreendido com os comentários, espera que compreendam a corrente estética que “acrescenta uma nova vida aos locais em que se inserem”. O arquitecto diz que leu grande parte dos comentários, considerando que estão “fora do mun­do da cultura, variam entre o jocoso revisteiro e o ofensivo”. Os comentários foram “uma total surpresa, porque uma cidade tão culta, com uma Universidade tão influente e forte... Tinha obrigação de demonstrá-lo”.
Entretanto, a Câmara de Avei­ro já aprovou os dois projectos de arquitectura, antecedendo a apresentação dos projectos de especialidade e a emissão do alvará de construção.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu