Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Especialistas pedem mudanças na comunicação do governo e DGS sobre a pandemia


Quinta, 21 de Janeiro de 2021

O conteúdo e a forma como o governo e a Direcção-Geral da Saúde (DGS) estão a comunicar sobre a covid-19 no quadro do actual agravamento da pandemia em Portugal devem mudar, defendem especialistas de comunicação em saúde.
Perante os máximos sistemáticos de casos, internamentos e óbitos em 2021, a comunicação sobre a crise sanitária passou, essencialmente, a ser feita nas últimas semanas pela ministra da Saúde, Marta Temido, e pelo primeiro-ministro, António Costa. Simultaneamente, no pior ‘pico’ desde o início da pandemia em Março de 2020, a última conferência de imprensa da DGS foi em 05 de Janeiro, depois de terem sido diárias durante a primeira vaga.
Rui Gaspar, professor na Universidade Católica e psicólogo com especialidade em comunicação de crise, que tem igualmente prestado consultoria à DGS, disse à Lusa que este ‘interregno’ terá na base “uma reformulação das mensagens”, mas reconhece também que o aumento da “comunicação do governo, de alguma forma, se sobrepõe a qualquer mensagem das autoridades de saúde” nesta fase.
“Deveríamos ter dois tipos complementares de comunicação, uma não deveria anular a outra. A comunicação da DGS deveria ser mais sobre como as pessoas devem manter os seus comportamentos”, realça, numa visão sustentada também por Margarida Pinto da Fonseca, gestora da consultora de comunicação S Consulting.
“As conferências da DGS seriam muito importantes agora, mas se assumissem outro modelo. Estamos anestesiados com números”, disse à Lusa.
Para a responsável desta empresa especializada na área da comunicação em saúde, as conferências de imprensa já têm um impacto pouco expressivo nos comportamentos das pessoas neste momento da pandemia, apontando o foco para “as mensagens que chegam de quem está na linha da frente” do combate à doença.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu