Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Monumento do Solado Desconhecido guardava documento antigo


Carla Real Sexta, 08 de Janeiro de 2021

A Câmara de Aveiro dá conta que, no decorrer dos trabalhos de relocalização do monumento aos Mortos da Gran­de Guerra, comummente conhecido como estátua do Soldado Desconhecido, no âmbito da obra de requalificação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, foi descoberto um documento, datado de 11 de Agos­to de 1933, que perpetua os “filhos deste concelho que foram mortos no campo de batalha da Grande Guerra – 1914-1918, honrando a pátria”, pode ler-se no testemunho.

Esta declaração, assinada, entre outros, pelo presidente da Câmara Municipal de Aveiro à altura, Lourenço Peixinho, justifica o erguer do monumento naquele local para “que os vindouros” pudessem lembrar “os seus entes queridos”.

Com a relocalização do monumento em curso para o cruzamento da Avenida Dr. Lourenço Peixinho com a Rua Conselheiro Luís Magalhães (nas proximidades do edifício da antiga Biblioteca Municipal), a autarquia aveirense informa que lavrará um novo documento dando nota da relocalização do monumento e que será depositado no interior da estátua juntamente com o documento de 1933, “para que a história, a memória e a honra dos nossos concidadãos continue bem viva em cada uma das novas gerações do nosso município”, justifica.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu