Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Câmara de Aveiro luta pelo antigo Colégio Dr. Alberto Souto para instalar arquivo e criar pólo cultural


Segunda, 30 de Novembro de 2020

A Câmara de Aveiro está a negociar com o Governo a cedência do antigo Colégio Dr. Alberto Souto, tendo planos para instalar nesse edifício da freguesia de Aradas o Arquivo Municipal. O equipamento funcionou como centro educativo de reinserção social até à sua desactivação, em 2015, por ordem do Governo de Pedro Passos Coelho. Desde então que o imóvel se encontra sem utilização.

O Executivo camarário aveirense quer receber, no âmbito do processo de descentralização em curso, um conjunto de equipamentos actualmente nas mãos da administração central, assumindo a sua gestão. Um deles é o antigo colégio, que a edilidade, segundo o seu presidente, Ribau Esteves, quer converter em Arquivo Municipal e, mais do que isso, em “mais um pólo de cultura” do concelho.

De acordo com o autarca da coligação PSD/CDS, o Arquivo Municipal encontra-se actualmente disperso por “sete ou oito locais” do município, entre eles o Centro Cultural e de Congressos, os paços do concelho, os antigos serviços municipalizados e até o Estádio Municipal, dificultando a sua gestão e o seu acesso.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu