Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Governo aponta 525 milhões de euros para Aveiro


João Peixinho Domingo, 25 de Outubro de 2020

Atingem os 525 milhões de euros os valores para as obras apontadas pelo Plano Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) para Aveiro, apresentado esta semana pelo Ministro das Infraestruturas e Obras Público, Pedro Nuno Santos. A obra com a previsão de orçamento mais elevado é uma nova linha ferroviária, entre Aveiro e Mangualde, de ligação ao “Corredor Internacional Norte”, que custará 300 milhões, “que se perspetiva determinante para a capacidade económica da região”, segundo comunicado da Federação de Aveiro do PS. Outro projecto, ainda na ferrovia, diz respeito à modernização da linha do Vouga, com 100 milhões de euros. Na rodovia, a ligação IC35 Sever do Vouga – IP5, tem uma previsão de 45 milhões de euros , seguindo-se duas obras, cada uma com 40 milhões de euros, para o eixo rodoviário Aveiro-Águeda e o IC35 Penafiel/Entre-os-Rios, na melhoria das acessibilidades à região do Tâmega e Sousa.
Contabiliza-se ainda 113 milhões de euros de investimento no Porto de Aveiro, sendo que neste caso do sector marítimo-portuário o financiamento por parte do setor privado será significativo.
Junta-se ainda a EN333 ligação do nó de Águeda ao IC2 à EN 234 Perrães (para acesso à A1 - Aveiro Sul) e ligação do parque Empresarial do casaerão ao IC2.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu