Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Cabras sapadoras” mostram competência e “ganham” crianças para a natureza


Domingo, 18 de Outubro de 2020

Mais de dois anos após a prova bem-sucedida num antigo complexo industrial de Fiães, as “cabras sapadoras” de Ana Catarina Fontes vão impondo a sua competência pelo concelho, até com trabalhos noutros municípios da região.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira proporcionou à engenheira zootécnica de Argoncilhe a oportunidade de mostrar que o seu rebanho de cabras-anãs podia dar conta da vegetação indesejada de terrenos.

O caso deu brado mediático e permitiu o lançamento de um projecto de empreendedorismo instalado em Argoncilhe, na Quinta “Back to Basic”, que promove um regresso às origens, que o mesmo é dizer um regresso ao contacto com a natureza e com o mundo animal.

Ana Catarina Fontes, que, com o companheiro Filipe Oliveira, lançou o negócio num terreno da família, destacou a importância da primeira oportunidade dada pela autarquia e a amplificação garantida pela comunicação social. “Foi muito positiva”, salientou sobre a experiência inicial em Fiães, vincando que pôde aprender muito sobre gestão de combustíveis, além de “dar a conhecer”, após um ano (2017) duro em termos de incêndios, “uma nova forma de limpar terrenos”. Considerou que “abriu um pouco a mente às pessoas”, até em termos ecológicos.

Adiante-se que a quinta/empresa tem por principal actividade a gestão de combustíveis florestais, a que tem juntado a realização de eventos de interacção com a natureza, dirigidos a crianças, e está preparada para assumir a animação de festas e actividades várias.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu