Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Águas do Centro Litoral será energeticamente auto-sustentável em 2030


Sábado, 08 de Agosto de 2020

A Águas do Centro Litoral (AdCL) será energeticamente auto-sustentável até 2030 através da produção de energia 100 por cento renovável e da adopção de medidas de eficiência energética, num investimento de mais de 8,6 milhões de euros.

Este aposta é partilhada pelo Grupo AdP - Águas de Portugal, no âmbito do Programa de Neutralidade Energética ZERO (ver caixa), através do qual se propõe atingir a neutralidade energética no prazo de 10 anos, assente numa estratégia continuada de redução de consumos e de aumento da produção própria de energia verde.

A AdCL concretizará este programa através do aumento da produção de energia a partir de recursos disponíveis nas suas instalações, como por exemplo o biogás das Estações de Tratamento das Águas Residuais (ETAR), mas também através da instalação de centrais fotovoltaicas, numa mistura energética integrada que visará a maximização do auto-consumo e o armazenamento de energia.

Está prevista a beneficiação e instalação de seis centrais de co-geração a partir do biogás, com uma produção anual estimada de 5 GigaWatts hora (GWh)/ano. Ficarão localizadas em Espinho, Cacia, Ílhavo, Choupal, em Coimbra, e Olhalvas e Coimbrão, em Leiria.

Ainda serão instaladas centrais fotovoltaicas em Espinho, Cacia, Ílhavo, Centro de Tratamento de Água da Boavista, em Coimbra, e no Reservatório Boavista II, também em Coimbra. Terão uma potência total de 2,8 MegaWatts, estimando-se uma produção de 4,7 GWh/ano de energia 100 por cento renovável.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu