Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

FACE apresenta 50 obras de Nadir Afonso


Sábado, 08 de Agosto de 2020

O Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE) exibe, a partir de hoje, 50 obras de Nadir Afonso (1920-2013), entre as quais telas com paisagens citadinas ou balneares e alguns inéditos produzidos no final da sua carreira.

Intitulada “Do Círculo Vermelho à Cidade Geométrica”, a mostra estará patente até 10 de Outubro na Galeria Amadeo de Sousa-Cardoso, com curadoria da presidente da Fundação Nadir Afonso, Laura Afonso, que procurou assinalar o centenário do nascimento do pintor percorrendo todo o seu percurso artístico.

“Temos quadros que representam todas as fases de criação do autor, o que é bom para quem vier conhecer a sua obra pela primeira vez”, disse à agência Lusa, acrescentando que foram incluídos “alguns inéditos de grandes dimensões, que foram criados nos últimos anos de Nadir”.

Com entrada gratuita, a exposição distingue-se ainda pela sua “tónica especial”, na medida em que explora temas que constituem “a essência de Espinho e da sua tradição marítima”: apresenta telas com “sugestões de cidade” e também “muitas cenas balneares, com figuras de mulheres na praia e a predominância dos seus azuis, tão característicos”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu