Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Ourém vai ser sede da associação de santuários marianos europeus


foto: SF Segunda, 08 de Junho de 2020

O concelho de Ourém vai ser a sede da associação de santuários marianos europeus, constituída por Portugal, Alemanha, Áustria, França, Itália, Polónia e Suíça, cuja formalização acontecerá brevemente, disse à agência Lusa o presidente do município.
“A associação europeia conta com cidades com santuários marianos: Altötting (Alemanha), Mariazell (Áustria), Lourdes (França), Loreto (Itália), Einsiedeln (Suíça), Czestochowa (Polónia) e Fátima. A sede da associação será em Ourém, na sede do nosso concelho. Temos andado a trabalhar nisto há já alguns anos e agora finalmente chegámos a um entendimento para criar uma associação, que permitirá depois aceder a fundos comunitários para divulgação e dinamização de todos estes locais marianos na Europa”, explicou à Lusa o presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque.
Segundo o autarca, que revelou a informação durante a conferência de apresentação da estratégia de promoção dos Caminhos da Fé e Espiritualidade, a associação “está em condições de ser criada”.
“Estamos apenas a aguardar que todos os meus colegas desses países possam ter agenda para virem a Portugal ou para enviarem uma procuração a dar-me poderes para poder constituir a associação em Portugal”, precisou Luís Albuquerque.
A rede ‘Shrines of Europe’, como é apelidada, funciona como uma “rota cultural europeia”. Trata-se de “uma rota turística destes sete, onde serão evidenciadas todas as suas potencialidades e virtudes como locais de culto”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu