Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

CIM Viseu Dão Lafões apresenta sistema pioneiro na gestão de vias


Eduarda Macário Segunda, 08 de Junho de 2020

A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões apresentahoje, pelas 10h00, em Aguiar da Beira, o Sistema de Gestão de Pavimentos Municipal (SGPav M) criado pelo Centro de Competências de Gestão de Vias. A sessão de apresentação estará a cargo de Nuno Martinho, secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões; o presidente da Câmara Municipal de Aguiar da Beira, Joaquim Bonifácio , e Ricardo Riquito, da Unidade Tecnologias de Informação e Comunicação da CIM Viseu Dão Lafões.
Antes de explicar em que consiste o sistema pioneiro em Portugal, convém explicar que este nasceu no âmbito do Centro de Competências de Gestão de Vias da CIM Viseu Dão Lafões que se constitui como “um instrumento fundamental para apoiar a gestão e a tomada de decisão sobre a manutenção e conservação da rede viária dos 14 concelhos que constituem a CIM, tendo por objectivo preservar a longevidade e garantir a segurança das infraestruturas e pavimentos rodoviários do território”.
Constituído em parceria com a Infraestruturas de Portugal, S.A. e com a participação de empresas tecnológicas especializadas, o Centro de Competências de Gestão de Vias “visou a investigação, desenvolvimento e implementação de ferramentas de apoio às operações de inventário, diagnóstico e avaliação das infraestruturas”.
No âmbito deste centro foi desenvolvido o Sistema de Gestão de Pavimentos Municipal (SGPav M) que permite “a recolha regular de dados relativos às condições do pavimento, integrando-os com o Portal Geográfico da região”. O SGPav M pode ser operado a partir de um veículo em circulação, permitindo a recolha de dados sobre a rede viária com recurso a duas metodologias diferentes: através do registo num tablet ou por intermédio da recolha da imagem da via em que se circula com um vulgar smartphone.
Este projecto está a ser aplicado nos 14 municípios que compõem a CIMViseu Dão Lafões: Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu