Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Partido apresenta moção a exigir melhor cobertura da rede de fibra óptica


Quinta, 21 de Maio de 2020

O PSD de Penalva do Castelo apresentou uma moção na assembleia municipal a exigir uma cobertura eficaz de rede de fibra óptica em todas as localidades do concelho.
No documento, recorda-se a assinatura do contrato entre o Governo e a Fibroglobal, em 2011, para a implementação da Rede de Nova Geração na zona centro do país. "No concelho de Penalva do Castelo, foi implementada uma rede de fibra óptica nas diversas freguesias do concelho, que tem proporcionado a uma parte da população acesso à Internet e Televisão através de fibra óptica. No entanto, decorridos mais de 7 anos, constatamos que existem muitas localidade e habitações sem acesso à rede de fibra óptica e, consequentemente, sem acesso a serviços de Internet de Banda Larga e Televisão por fibra", afirmam os signatários.
Com a necessidade, provocada pela pandemia, de trabalhar e estudar a partir de casa, torna-se "imprescindível o acesso a redes de internet de nova geração", um contexto que se alarga às empresas e instituições, no seu "esforço pela inclusão económica e social", proporcionando "as mesmas condições a todos os cidadãos, seja qual for a zona do país onde vivem".
Dessa forma, a moção exige ao Governo a realização de investimentos que possibilitem a extensão da fibra óptica a todas as localidades e habitações do concelho de Penalva do Castelo, dotando a rede de um número adequado de pontos de acesso, "numa política de coesão territorial e inclusão social". O mesmo pedido é feito à ANACOM e às três operadoras de telecomunicações (Altice, Nos e Vodafone). À ANACOM é pedido que diligencie junto da Fibroglobal, enquanto operadora grossista da rede de nova geração rural da Zona Centro, a disponibilização, em idênticas condições, a todos os operadores de telecomunicações, da rede de fibra óptica instalada. Às três operadoras, a moção solicita uma melhoria da cobertura da rede móvel de telecomunicações.
A moção foi remetida ao ministro do Planeamento e Infraestruturas, ao presidente da Assembleia da República, e todos os grupos parlamentares, à ANACOM e à Fibroglobal, e ainda às três operadoras de comunicação, Altice, Vodafone e Nos.|

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu