Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: PM destaca esforço dos portugueses e "notável trabalho" dos profissionais de saúde


foto: LFC/Arquivo Quinta, 30 de Abril de 2020

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que “graças ao esforço de contenção e disciplina” dos portugueses e do “notável trabalho” dos profissionais de saúde foi possível que a pandemia evoluísse num sentido positivo ao longo destes dois meses. “Estas últimas semanas têm parecido uma eternidade, mas a verdade é que no próximo sábado passam dois meses desde que foi diagnosticado em 2 de Março o primeiro caso de Covid-19 em Portugal”, afirmou António Costa na conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, após o Governo aprovar o plano de transição do estado de emergência para o estado de calamidade.

O primeiro-ministro começou por explicar porque é que o Governo mudou o estado de emergência, que cessa no sábado, para o estado de calamidade, que tem início no domingo. “Ao longo destes dois meses foi possível ir acompanhando o dia-a-dia, a evolução desta pandemia e graças ao esforço de contenção e disciplina dos portugueses e do notável trabalho de todos os profissionais de saúde foi possível que a pandemia registasse uma evolução num sentido positivo ao longo destes dois meses”, sublinhou.

O chefe do Governo recordou que, quando foram adoptadas as primeiras medidas, Portugal tinha “o risco de uma curva de crescimento exponencial” da pandemia que “contrasta claramente” com a evolução do número de casos efectivos que têm sido registados país.

Ao longo deste período, salientou, foi também possível verificar-se “uma redução significativa do risco de transmissibilidade da doença que chegou a atingir um valor de 2,53”, o que quer dizer que uma pessoa infectada podia contaminar pelo menos “mais duas pessoas e meia”.

Nos últimos cinco dias, o risco de transmissibilidade da doença tem tido uma média de 0,92 e “todas as regiões do país têm neste momento um R0 abaixo de 1, ou seja, o risco de cada doente contaminar outra pessoa é de 0,92”.

Segundo o primeiro-ministro, esta diminuição do risco também tem sido evidenciada pela evolução da curva dos casos diagnosticados e notificados: “Durante longo período, a tendência foi ascendente e agora consistentemente tem vindo a ter uma tendência decrescente”.

“A partir de meados de Março fomos tendo uma quebra significativa da tendência de novos casos notificados”, que têm continuado a diminuir, apesar ter “aumentado muito significativamente ao longo deste período o número de testes realizados”. 

De acordo com o governante, a percentagem de casos positivos relativamente aos testes realizados é neste momento de 5,5%. “Isto significa que o número de pessoas que são testadas por terem sintomas, por terem receio ou por terem tido algum contacto com alguém contaminado é muitíssimo superior ao número de pessoas que efectivamente têm estado contaminadas”, salientou.

Esta evolução é também consistente com a evolução do número de casos internados por covid-19, que atingiu “o valor máximo de 1.302 pessoas no dia 15 de abril”, tendo vindo a diminuir consistentemente desde então.

Também o número de internados nos cuidados intensivos tem vindo a descer de forma consistente ao longo destas últimas semanas, disse António Costa, destacando também a estabilização do número de óbitos e o aumento de “forma consistente” do número de doentes recuperados.

“Se olharmos para o número mais trágico desta pandemia que é o número de óbitos verificados, nós também podemos constatar, com oscilações naturalmente diárias que atingimos já uma estabilização no número de óbitos que têm vindo a ser verificados”, vincou.

“Perante esta realidade, o senhor Presidente da República entendeu e o Governo apoiou que não se justificava renovar mais uma vez o estado de emergência”, sublinhou António Costa.

Portugal regista hoje 989 mortos associados à Covid-19, mais 16 do que na quarta-feira, e 25.045 infectados (mais 540), indica o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direcção Geral da Saúde.

O país vai entrar em situação de calamidade a partir de domingo, depois de ter estado em estado de emergência desde 18 de Março.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu