Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Marchadora Inês Henriques fez ultra-maratona até Fátima para assinalar aniversário


foto: Arquivo Quinta, 30 de Abril de 2020

A marchadora portuguesa Inês Henriques encetou ontem uma ultra-maratona a correr até ao Santuário de Fátima, em Ourém, desde Vale do Medo, em Rio Maior, para assinalar o seu 40.º aniversário. “Queria fazer algo diferente no meu aniversário, que é no dia 1 de Maio, e então resolvi ir a Fátima a correr, como não podia ir na sexta-feira, pela limitação de circulação entre concelhos e para não incorrer em crime de desobediência, fui hoje [ontem]”, explicou Inês Henriques à Lusa.

A própria campeã do mundo dos 50 quilómetros marcha em 2017 revelou a aventura nas redes sociais, com uma fotografia no Santuário de Fátima, deserto, e a legenda: “Quando começas a duvidar das tuas próprias capacidades, desavia-te e demonstra a ti mesmo que és capaz. Muito feliz e realizada por alcançar o meu objectivo de hoje! 16 anos depois, já não me lembrava das muitas subidas”.

O presente de aniversário prolongou-se por 52,88 quilómetros e durante 4:22.56 horas, segundo a própria, que cumpriu trajecto que passou por Alcanede, Monsanto, Serra de Santo António e Minde, atravessando os concelhos de Santarém e Alcanena, em menos sete minutos do que tinha definido como objectivo.

“Quando cheguei tive quase a mesma sensação de terminar uma competição de 50 quilómetros, emoção, alegria e também umas lágrimas”, reconheceu a atleta riomaiorense, que contou com a companhia da irmã, em jeito de carro de apoio.

Inês Henriques já esteve presente em três edições de Jogos Olímpicos, tendo como melhor resultado o 12.º lugar no Rio2016, depois de ter sido 15.ª em Londres2012 e 25.ª em Atenas2004, sempre nos 20 quilómetros marcha.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu