Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Binaural Nodar inaugura hoje exposição virtual sobre matérias rurais


Quinta, 30 de Abril de 2020

A associação Binaural Nodar inaugura hoje uma exposição virtual composta por trinta e seis composições fotográficas e outras tantas peças sonoras, que resultaram de um trabalho com a comunidade educativa de Castro Daire sobre matérias rurais.
“Trinta e seis variações com três matérias rurais”, que ficará disponível no sítio da Internet www.binauralmedia.org, foi a forma encontrada para, em tempo de pandemia de covid-19, mostrar o trabalho feito em ateliês que decorreram em Março e envolveram mais de meio milhar de alunos daquele concelho.
Segundo a Binaural, nesses ateliers "foram trabalhadas, em termos visuais e sonoros, três matérias rurais e correspondentes formas de artesanato intimamente ligadas ao património local".
O trabalho feito com as árvores, os arbustos, a cestaria, a argila, o barro preto, a lã e o burel resultou numa exposição que é "um reflexo contemporâneo" dos ateliês e que poderá "ser desfrutada na forma percurso virtual e interactivo".
A Binaural explica que o percurso incluirá "trinta e seis composições fotográficas em fundo negro, correspondentes a outras tantas variações em termos de disposição espacial das várias matérias rurais" propostas pelos alunos.
Trinta e seis peças sonoras estarão associadas a cada imagem e "incluem vozes e sons captados pelos alunos e alunas durante os ateliers, relativos à forma como os jovens interpretaram a transformação das matérias da paisagem local em peças de artesanato com utilidade prática e valor estético", acrescenta.|

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu