Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Tondela anuncia medidas para salvar comércio, microempresas e serviços


Quinta, 30 de Abril de 2020

O Município de Tondela anunciou ontem um pacote de medidas de apoio às microempresas de comércio e serviços do concelho, que tenham encerrado temporariamente devido à conjuntura provocada pela pandemia da covid-19.
Segundo o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, estes apoios extraordinários têm como objectivo minimizar os impactos negativos da covid-19 na actividade económica do concelho e da população.
“Acreditamos que irão contribuir para a preservação do comércio local e serviços, garantindo a manutenção destes postos de emprego, e reduzir o risco de não reabertura de alguns destes estabelecimentos”, refere o autarca, em comunicado.
José António Jesus considera que se trata de “um apoio ambicioso, mas necessário e justo, face à vulnerabilidade económica e aos encargos que essas lojas e serviços terão de cumprir”.
A autarquia explica que "poderá ser accionado apoio ao pagamento de 50% da renda mensal, com limite de 200 euros por mês, referentes aos meses de Março e Abril, dos estabelecimentos comerciais e de serviços, enquadrados em microempresas, que tenham estado fechados na sequência da declaração de Estado de Emergência".
No que respeita "aos estabelecimentos que estiveram com actividade suspensa na área do comércio a retalho ou serviços que não sejam de transformação", ou que a tenham tido reduzida, "será também atribuído o apoio de 50% de uma renda mensal", com o mesmo limite mensal.
"Também as microempresas de comércio e serviços do concelho que tenham a decorrer um empréstimo bancário, por terem adquirido instalações próprias, poderão solicitar uma comparticipação de 50% de uma prestação mensal", com o mesmo limite, acrescenta.
A autarquia esclarece que "esta medida não pode ser cumulativa com igual apoio obtido junto de instrumentos de outros organismos da administração central" e que este apoio "implica que o estabelecimento mantenha a sua actividade, pelo menos, até final do presente ano civil".
"As microempresas de comércio e serviços do concelho que encerraram temporariamente terão igualmente ajudas na tarifa da água e saneamento e resíduos sólidos urbanos", acrescenta.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu