Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Há 2.131 profissionais de saúde infectados


Quinta, 16 de Abril de 2020

O secretário de Estado da Saúde revelou hoje que há 2.131 profissionais de saúde infectados com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, entre os quais 396 são médicos e 566 enfermeiros.
Somam-se 1.169 assistentes operacionais, técnicos e outros profissionais de saúde infectados, revelou António Lacerda Sales, na conferência de imprensa diária de actualização sobre a pandemia da covid-19 em Portugal.
Já questionada sobre os dados de um inquérito da Escola de Saúde Pública (ENSP), tornado público na quarta-feira e que revela que mais de seis em cada 10 casos suspeitos de covid-19 em profissionais de saúde não foram submetidos a vigilância activa e apenas um quarto realizou o teste nas primeiras 24 horas, a directora-geral da Saúde, Graça Freitas, sem comentar directamente o estudo, apontou que nenhum dos valores lhe "parece à partida estranho”. “Quero crer que com as equipas de saúde ocupacional e com as autoridades de saúde, muitos dos profissionais de saúde que ficaram em casa durante 14 dias ficaram em vigilância passiva, ou seja, eles próprios a vigiarem os seus sintomas e a reportarem. Trata-se de uma população especial com capacidade para se autovigiar. Nenhum destes valores nos parece à partida estranho”, respondeu.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu