Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: TAP prepara voos de repatriamento para Praia e Luanda na sexta-feira


Quinta, 26 de Março de 2020

A companhia aérea portuguesa TAP está a preparar dois voos de repatriamento de portugueses na sexta-feira, um para a Cidade da Praia, em Cabo Verde, e outro para Luanda, em Angola, anunciou hoje a transportadora. "A Companhia aérea portuguesa, em estreita colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), solicitou ao Governo de Angola e de Cabo Verde autorização para a realização de mais dois voos extra que têm como objectivo continuar a trazer de volta a casa e às suas famílias mais de 400 portugueses, bem como transportar carga médica e humanitária", lê-se num comunicado divulgado pela TAP, que especifica que "os voos, de ida-e-volta para Praia, em Cabo Verde, e de Luanda, em Angola, para Lisboa, estão previstos para sexta-feira, dia 27 de Março".
No comunicado, adianta-se que "os voos já foram colocados em sistema, sendo que as reservas poderão ser feitas no site da TAP, www.flytap.com, ou nas agências de viagens".
A TAP diz que garante "todas as condições de segurança e operacionais para a realização destes dois voos que, à semelhança dos voos extra operados pela Companhia para África ao longo desta semana, estão a realizar-se em condições operacionais atípicas, motivadas pelas diversas restrições impostas por governos e autoridades" dos países que tentam conter a propagação da pandemia da covid-19.
Lembrando que "o Governo de Cabo Verde implementou restrições aos voos oriundos de Portugal, de outros países europeus com focos epidemiológicos da covid-19, do Brasil, EUA, Senegal e Nigéria", a TAP afirma que, "considerando que os tempos de voo o permitem”, realizará “voos de ida e volta".
Já para Angola, "a TAP voará Lisboa-Luanda e Luanda-Faro-Lisboa, trocando a tripulação em Faro e assegurando que as tripulações não ficam de quarentena em Luanda, conforme prescrito pelas autoridades angolanas; o voo de Luanda será operado por um A330-900neo com capacidade de trazer 298 passageiros", aponta-se no comunicado.
O número de mortes causadas pela covid-19 em África subiu hoje para 72 com o número de casos acumulados a ultrapassar os 2.700 em 46 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia.
No total, estão contabilizados neste continente 2.746 casos de infecção desde o início da pandemia e 72 mortes, de acordo com dados do Centro para a Prevenção e Controlo de Doenças da União Africana (ÁfricaCDC), que reporta dados registados até 09:30 de Adis Abeba (06:30 horas de Lisboa) e contabiliza apenas 46 países.
Nos países lusófonos, Angola e Cabo Verde registam, cada um, três casos da covid-19 nos seus territórios, Moçambique confirmou cinco e a Guiné-Bissau dois.
Na Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, o ÁfricaCDC regista nove pessoas infectadas com a doença, mas o Governo do país já confirmou 11 casos positivos de infecção pelo novo coronavírus.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu