Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Infectados por coronavírus crescem na região de Leiria mas DGS só confirma seis


texto: Nuno Henriques e Mário Pinto (com Lusa) / foto: Luís Filipe Coito Quinta, 26 de Março de 2020

Uma mulher, de 71 anos, residente na Chainça, testou positivo à Convid-19 e foi transportada, ontem, para o Centro Hospitalar de Leiria. Um residente nas Cortes, também no concelho de Leiria, é outro dos casos positivos na região, onde os números de contágio pelo novo coronavírus não param de crescer e ultrapassam, pelo menos, uma dezena de casos.
Contudo, segundo o boletim de ontem da Direcção-Geral da Saúde (DGS), apenas Pombal e Ourém figuram entre os concelhos da região com casos positivos de Covid-19, nomeadamente três em cada município.
Ontem, o presidente de Junta da União das Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça confirmou ao nosso jornal o caso de Covid-19 na Chaínça. Trata-se de uma mulher, que residia sozinha e que, recentemente, “recebeu a visita da filha”, residente na Suíça. “A mulher sentiu-se mal esta semana, tinha febre, fez o teste à Covid-19 e hoje [ontem] soube que estava infectada. Foi transportada para o Centro Hospitalar de Leiria”, afirmou o autarca José Artur, adiantando que a mulher “foi transportada de ambulância para o Hospital de Leiria, onde se encontra internada”.
O Diário de Leiria apurou, também, junto de fonte médica, que uma pessoa residente nas Cortes testou positivo à Covid-19. “Tenho a confirmação de que há um caso de Covid-19 nas Cortes, mas não sei mais pormenores sobre as características da pessoa, nem sei se foi transportada para o hospital ou se está em quarentena em casa”, afirmou ao nosso jornal fonte médica, ao final do dia de ontem.
Outros casos de Covid-19 foram sendo confirmados nos últimos dias por várias fontes, nomeadamente autarcas e municípios, e noticiados pelo nosso jornal. Uma professora da Escola Básica n.º 2 de Marrazes foi um dos casos confirmados como estando infectada pelo novo coronavírus, como, aliás, confirmou, no domingo, ao nosso jornal, o director do Agrupamento de Escolas de Marrazes, Jorge Brites.
O resultado positivo do teste realizado à docente foi conhecido no passado sábado, tendo o director daquele agrupamento escolar enviado uma comunicação a todos os docentes e encarregados de educação. A docente reside na Urbanização da Bela Vista, na freguesia dos Parceiros, tendo sido internada no Hospital de Santo André, em Leiria, juntamente com o marido, que também testou positivo, sendo que estes dois casos também viriam a ser confirmados pelo presidente da União das Freguesias de Parceiros e Azoia.
A esses casos junta-se, pelo menos, um no concelho da Marinha Grande, ‘importado’ por uma emigrante da Praia da Vieira, o que obrigou dois familiares a ficarem de quarentena. Outro caso 'importado' foi registado em Pataias, no concelho de Alcobaça. Trata-se de uma mulher de 73 anos, emigrante em França, que também ficou internada no Hospital de Santo André. O neto da mulher ficou de quarentena.
Também a Câmara de Peniche informou, na passada sexta-feira, que existia um caso confirmado de Covid-19 no concelho. Já no concelho de Caldas da Rainha registou-se aquele que foi o primeiro caso de Covid-19 na região e no distrito. O caso foi confirmado no dia 16 de Março, tratando-se de um homem de 67 anos, residente na freguesia de Santa Catarina.
Note-se que os casos de Covid-19 em Pombal já provocaram a morte a duas mulheres, de 94 e 76 anos.


DGS confirma 10 mortes
na região centro

Segundo o boletim de ontem da DGS, Portugal registou, até à meia-noite de terça-feira, 43 mortes associadas ao vírus que provoca a Covid-19, mais 10 do que até às 24h00 de segunda-feira, e tem já 2.995 casos de infecção (mais 633, 26,8%). O boletim epidemiológico diário da DGS indicava que estão confirmadas 20 mortes na região Norte, 10 no Centro, 12 na região de Lisboa e Vale do Tejo e uma no Algarve. Das 2.995 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, a grande maioria (2.719) está a recuperar em casa.
O número de pessoas infectadas com o novo coronavírus internadas em unidades de cuidados intensivos cresceu 27,1% (mais 13) entre terça-feira e ontem, para 61 doentes nesta condição. Os dados da DGS indicavam que há 276 pessoas internadas (mais 73, 35,9%), das quais 61 em unidades de cuidados intensivos (eram 48).
Desde 1 de Janeiro foram registados 21.155 casos suspeitos, dos quais 1.591 aguardam resultado laboratorial. Houve ainda 16.569 casos em que os testes não confirmaram a infecção e 22 doentes que já recuperaram. Os dados da DGS indicam que há 13.624 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu