Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Parlamento britânico encerra hoje até 21 de Abril


Quarta, 25 de Março de 2020

O parlamento britânico vai encerrar durante quase um mês, a partir de hoje à noite, e os deputados serão enviados para casa uma semana antes do período habitual de férias da Páscoa devido à pandemia da covid-19. O Governo, que detém a grande maioria no parlamento, apresentou uma moção na câmara baixa para encerrar a instituição até 21 de Abril.
Segundo afirmou o ministro da Habitação, Robert Jenrick, à BBC, esta é uma decisão “razoável” que segue as medidas já tomadas pelo Governo para conter a propagação da pandemia.
O primeiro-ministro, Boris Johnson, ordenou na segunda-feira que a população do Reino Unido fique confinada por pelo menos três semanas, ordenando também o encerramento de todas as lojas e serviços não essenciais. “O parlamento deve, obviamente, dar o exemplo”, disse Jenrick, acrescentando que proteger a equipa é importante.
O ministro garantiu, no entanto, que “o parlamento retomará as sessões após as férias da Páscoa”, enfatizando a importância de os deputados desempenharem o seu papel.
A legislação sobre o estado de emergência, que dá ao Governo o poder de forçar os cidadãos a ficarem confinados, foi debatida no parlamento nesta semana e deverá ser adoptada hoje.
Esta última sessão constitui uma última oportunidade para o líder trabalhista, Jeremy Corbyn, de debate com Boris Johnson no período de perguntas semanais ao primeiro-ministro.
O novo líder trabalhista, que sofreu uma derrota histórica nas eleições legislativas de Dezembro, será anunciado em 4 de Abril. Considerado mais centrista do que o actual líder, Keir Starmer, 57 anos, foi responsável, durante três anos, pelo dossier ‘Brexit’ na oposição, sendo o favorito ao cargo.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu