Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Organização Mundial de Saúde declara pandemia


Quarta, 11 de Março de 2020

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou hoje a doença Covid-19 como pandemia. "Podemos esperar que o número de casos, mortes e países afectados aumente", afirmou o director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
A OMS justifica a declaração de pandemia com "níveis alarmantes de propagação e inacção".
"Os países podem ainda mudar o curso desta pandemia se detectarem, testarem, tratarem, isolarem, rastrearem e mobilizarem as pessoas na resposta", ressalvou Tedros Adhanom Ghebreyesus, na sede da OMS, em Genebra, na Suíça.
O director-geral da OMS referiu, em conferência de imprensa, que a epidemia de Covid-19 atingiu o nível de uma pandemia porque há mais de 118 mil casos de infecção em 114 países e 4.291 mortes.
Tedros Adhanom Ghebreyesus lembrou que a declaração de pandemia "não altera o que os países devem fazer" para travar a propagação do novo coronavírus, família de vírus que pode causar infecções respiratórias como pneumonia.
Em Portugal há 59 pessoas diagnosticadas com Covid-19, segundo o mais recente balanço da Direcção-Geral da Saúde, hoje divulgado.
A OMS já tinha declarado o surto de Covid-19, que começou em Dezembro na China, como uma emergência de saúde pública internacional e aumentado o risco de contágio para "muito elevado".
Fora da China, onde a Covid-19 provocou 80.778 casos de infecção, incluindo 3.158 mortes, a Itália é o país mais afectado pelo novo coronavírus, que infectou 10.149 pessoas e matou 631, de acordo com um balanço actualizado pela agência noticiosa AFP às 09:00 de hoje e que cita dados da OMS e das autoridades nacionais.
A quarentena imposta pelo governo italiano ao Norte do país foi alargada a toda a Itália.
Em Portugal, o Governo decidiu suspender todos os voos com destino ou origem nas zonas mais afectadas em Itália, recomendando também a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas.
Ordenou também a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte, a mais afectada.
Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte do país, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas.
Os residentes nos concelhos de Felgueiras e Lousada, no distrito do Porto, foram aconselhados a evitar deslocações desnecessárias.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu