Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Emirados Árabes Unidos anunciam aumento da produção de petróleo


Quarta, 11 de Março de 2020

Os Emirados Árabes Unidos anunciaram hoje que estão prontos para aumentar a produção de petróleo em mais de um milhão de barris por dia, numa altura em que se intensifica uma guerra de preços entre a OPEP e a Rússia. Num comunicado, a Abu Dhabi National Oil Company (Adnoc) indica que, "conforme a estratégia de crescimento da capacidade de produção (...), a empresa consegue fornecer ao mercado quatro milhões de barris por dia em Abril". "Além disso, vamos acelerar o nosso objectivo de capacidade para cinco milhões de barris por dia", precisou a Adnoc, uma empresa pública nos Emirados, país membro da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que até agora produzia cerca de três milhões de barris por dia.
O anúncio da Adnoc ocorre poucas horas depois de a gigante petrolífera Saudi Aramco ter anunciado que também planeia aumentar em um milhão de barris por dia, para 13 milhões de barris por dia.
Na terça-feira, a petrolífera saudita Aramco anunciou que ia aumentar em 25,5% a produção para 12,3 milhões de barris de petróleo por dia a partir de 01 de Abril, contra os 9,8 milhões de barris actualmente.
A posição de Riade e Abu Dabi, dois aliados importantes no seio da OPEP, surge num contexto de um braço de ferro com Moscovo.
Na semana passada, Moscovo recusou ceder à proposta de Riade, que lidera de facto a OPEP, de reduzir a produção de petróleo para compensar a contracção da procura mundial resultante da epidemia do novo coronavírus.
Em resposta, a Arábia Saudita procedeu à mais acentuada descida dos preços em 20 anos, esforçando-se por captar as quotas de mercado de Moscovo e provocando turbulências nos mercados financeiros. "Em resposta às condições do mercado, e para proporcionar uma melhor visibilidade aos nossos clientes, a Adnoc anunciará em breve os preços futuros para os meses de Março e Abril de 2020", afirmou a companhia dos Emirados. "Esta decisão foi tomada para que os nossos clientes tenham uma visibilidade do preço e se possam preparar de acordo", acrescentou ainda a empresa.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu