Até ao Verão, os especialistas da empresa IPDT - Turismo e Consultoria vão trabalhar com a equipa multidisciplinar – técnicos de turismo e operacionais – da Câmara Municipal para lançar o Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo em Vale de Cambra, cujas directrizes foram apresentadas na Biblioteca Municipal no final da tarde da passada sexta-feira.
O grupo de trabalho vai reunir com os actores do território, registando as vontades e capacidades de autarcas, empresários, agentes turísticos, dirigentes associativos, agentes escolares e os valecambrenses em geral.
“Nos primeiros seis meses, vamos começar a vender Vale de Cambra”, salientou Mónica Montenegro, cambrense e especialista em marketing da IPDT. Pôs o acento tónico, em termos filosóficos, para o único caminho de sucesso: potenciar a genuinidade do território e dos seus habitantes, que – vincou – atrairá turistas, nomeadamente os turistas internacionais, em busca do que não têm nas suas terras.
Apontou os três produtos estratégicos que edificarão um forte turismo valecambrense: a natureza, a cultura e a gastronomia e vinho verde. Com nota de que as “aldeias vivas” serão “a atracção primária” e “a base” para impulsionar todo este projecto. “É o que é nosso e nos distingue”, sustentou a responsável.