Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Incêndios: União das Misericórdias concluiu reconstrução de 48 habitações na região Centro


Quarta, 12 de Junho de 2019

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) anunciou hoje a conclusão da reconstrução e reabilitação do total de 48 habitações permanentes afectadas pelos incêndios de Junho de 2017 na região Centro. Em comunicado enviado à agência Lusa, a UMP explica que, após a conclusão de todas as intervenções parciais e totais, o valor consignado à parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, em articulação com o Fundo Revita, ultrapassou os 2,3 milhões de euros.

A este montante acresce o valor de reembolso das seguradoras, pouco mais de 45 mil euros, o que perfaz um valor global de 2,4 milhões de euros. Segundo a UMP, o município de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, foi o que contemplou o maior número de habitações recuperadas (25), com um investimento total de 1,1 milhões de euros. Seguem-se os municípios de Castanheira de Pera (com 14 habitações) e um investimento de 174 mil euros, e Figueiró dos Vinhos (três habitações) e 376 mil euros de investimento.

Já em relação aos restantes municípios (Pampilhosa da Serra, Sertã, Góis e Penela), foram reconstruídas seis habitações permanentes, com um investimento total de 365 mil euros. Adianta ainda que todo o processo contemplou a reconstrução parcial de 27 habitações e total de 21 habitações. "Em simultâneo, a UMP promoveu acções nas regiões afectadas pelo incêndio, como o apoio às explorações agrícolas locais e a aquisição de alfaias, animais e plantações", lê-se no documento.

O balanço com os dados de intervenção na região afectada pelos incêndios de Junho de 2017, no centro do país, consta no sétimo Relatório Trimestral de Execução sobre o trabalho de intervenção que a UMP tem realizado, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e em articulação com o Fundo Revita.

O Relatório Trimestral de Execução, com dados até ao mês de Maio, está disponível para consulta pública na plataforma digital "Juntos por Todos".


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu