Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Protestos contra populismos esperam juntar dezenas de milhares domingo na Alemanha


Sexta, 17 de Maio de 2019

“Uma Europa para Todos”, contra o nacionalismo, é o lema dos protestos marcados para este domingo, em sete cidades da Alemanha, e em várias outras de 12 países, que esperam reunir dezenas de milhares de pessoas. De acordo com um estudo recente levado a cabo pela Fundação Friedrich Ebert, conotada com a esquerda, o populismo de direita está a crescer na Alemanha e “o centro está a perder o equilíbrio e a orientação democrática”.

O relatório, elaborado por investigadores da Universidade de Bielefeld, revela que 54,1% dos alemães vê de uma forma negativa os refugiados. “Esta ideia da Europa com paz e solidariedade é algo que devemos tentar preservar e valorizar ao máximo”, sublinha à Lusa Victoria Gulde, do movimento cívico Campact, um dos organizadores das manifestações que decorrem domingo. “Acho que é extremamente importante manter este espírito vivo e dizê-lo às pessoas que querem erguer barreiras e querem destruir a tolerância que existe, falando mal das minorias e das pessoas de ‘fora’, seja lá o que for que isso significa”, revela a activista.

Estão marcadas manifestações em sete cidades alemães: Berlim, Hamburgo, Munique, Colónia, Estugarda, Leipzig e Frankfurt. Mas também em vários pontos de outros 12 países, da Áustria, à Espanha, passando pela Polónia ou Bulgária. “Criámos uma aliança muito forte formada por mais de uma centena de associações e movimentos porque acreditamos que estas eleições podem ser cruciais para a Europa. Queremos deixar a certeza de que o nacionalismo, o fecho de fronteiras e a implementação de medidas populistas para resolver questões que não podem ser solucionados ao nível nacional, não faz qualquer sentido”, admite a activista do Campact.

A organização conta reunir na Alemanha “dezenas de milhares de pessoas”, e para isso, admite Victoria Gulde, esperam ter “uma ajudinha do tempo”. “O que pretendemos com estas manifestações é, por um lado, fazer com que os nacionalistas e populistas não se apoderem do parlamento europeu e, por outro lado, queremos mostrar as nossas ideias para conseguirmos uma Europa democrática, tolerante, amiga do ambiente e social, e que dá prioridade à solidariedade”, frisa.

“Uma Europa para todos – o teu voto contra o nacionalismo” (Ein Europa für Ale – Deine Stimme gegen Nationalismus) é o mote da manifestação que, em Berlim, vai acontecer em Alexanderplatz.

Para Gulde é notório o crescimento do populismo de direita na Alemanha, mas importa pensar no fenómeno em toda a Europa. “É importante vermos o que está a acontecer, não apenas na Alemanha, mas noutros países como Itália, França e Hungria. A AfD [Alternativa para a Alemanha], o partido de extrema-direita, já faz parte de um novo grupo de populistas de direita, fundado por Matteo Salvini. Por isso é muito importante ver esta união da extrema-direita como um fenómeno europeu, uma aliança que está a ganhar força nas sondagens”, declara.

As manifestações nas sete cidades alemãs decorrem no próximo domingo, praticamente em simultâneo.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu