Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Mercado Tradicional faz reviver memórias e tradições


Alberto Oliveira e Silva Segunda, 13 de Maio de 2019

O espaço verde do Cais do Bico, na Murtosa, encheu-se, ontem, com a edição deste ano do Mercado Tradicional, realizado pela Câmara Municipal, em colaboração com algumas associações concelhias, em especial com as ligadas ao folclore e à etnografia. Este evento pretende “reviver, no tempo presente, as ambiências das feiras e mercados de outrora”, segundo a organização. 

Produtos da terra, nomeadamente fruta, batatas e vegetais, as inevitáveis tasquinhas de comes e bebes, vestuário, artesanato, presuntos e fumeiro, queijos, cestaria, vestuário, brinquedos e até livros foi parte do que esteve à disposição dos visitantes.

“Faço tudo o que seja de tear”, disse Ana Vidal, da Branca, em Albergaria-a-Velha, que pelas 10 horas preparava o equipamento para um dia de trabalho. Tecelã profissional, com “carta artesanal”, como fez questão de precisar, produz tapetes, carpetes, toalhas de linho, bolsas e muito mais. Artigos que, depois, vende em feiras e mediante encomendas.

Habitual neste Mercado Tradicional, elogiou a iniciativa, pois – sublinhou – “às vezes nem se vende tanto assim, mas o convívio é muito bom”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu