Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Viagem teatral a bordo de um autocarro


Domingo, 12 de Maio de 2019

“Políticos, políticos… malucos à parte” – a arte de palco sobre rodas. Ontem, durante a manhã, a 13.ª edição do Festival de Teatro de S. João da Madeira inovou com a realização de ensaios de duas peças, protagonizadas pelo Grupo “Sériùs”, num dos autocarros dos Transportes Urbanos Sanjoanenses (TUS).

Os passageiros foram surpreendidos com o quadro clássico de diálogo entre a figura típica de um Zé Povinho, na verdade personagem “Zé Manel”, que se confrontou com “Roberto Simões” e com “Américo Júlio”, políticos sabichões à cata de votos e – percebeu-se – de “tacho”, como diz o povo.

A dicotomia escudo-euro, uma boa vida prometida, o regresso do império português, carros topo de gama para o Zé e até umas notitas para comprar votos ajudaram a animar o ambiente enquanto o autocarro ligou o centro urbano às periferias.

“Estes rapazes têm jeito para o teatro”, salientou Piedade Almeida, moradora em Fundo de Vila e  utilizadora frequente dos TUS. Achou “interessante” a função e disse gostar do modelo de levar a cultura aos meios de transporte, tendo testemunhado que já tinha apreciado a vez em que a música deu outro encanto à viagem.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu