Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Adriano Lucas faleceu há oito anos


Quinta, 21 de Março de 2019

Assinala-se hoje o oitavo aniversário do falecimento do engenheiro Adriano Mário da Cunha Lucas (14/12/1925 - 21/03/2011), que liderou ao longo de seis décadas o Diário de Coimbra, jornal fundado em 1930 pelo seu pai, Adriano Viégas da Cunha Lucas (1883-1950).

Adriano Lucas, que à data do seu falecimento era o decano dos dirigentes da Imprensa em Portugal, fundou o Diário de Aveiro em 1985, bem como o Diário de Leiria (1987) e o Diário de Viseu (1997). Criou ainda a FIG – Indústrias Gráficas onde, entre outros, são impressos dezenas de jornais regionais.

Liberal e regionalista convicto, foi reclamando para Portugal, nos seus editoriais, um conjunto de reformas estruturais para tornar o país menos centralizado, mais justo e competitivo, e através dos seus jornais assumiu várias iniciativas com vista à defesa de causas importantes para a região. Participou activamente na elaboração da primeira Lei da Imprensa da democracia, pós 25 de Abril, batendo-se em diversos palcos nacionais e internacionais pela defesa da independência da imprensa face aos poderes políticos e económico-monopolistas e pela valorização da imprensa regional.

Adriano Lucas foi ainda um empresário de grande dimensão, tendo criado e dirigido várias empresas em diversos sectores.

O Diário de Aveiro recorda com muita saudade o seu fundador (cujo nome figura na primeira página do jornal como “Fundador”).

A missa do oitavo aniversário do seu falecimento realiza-se hoje, às 9h00, na Igreja de Santa Cruz, em Coimbra.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu