Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Moçambique: Plano de ajuda alimentar abrange 400.000 pessoas e vai precisar de reforços


Quarta, 20 de Março de 2019

As operações de socorro no centro de Moçambique prevêem alimentar 400 mil pessoas e há provisões para três dias, mas são necessários reforços, disse hoje à Lusa, Cláudio Julaia, especialista de emergência da UNICEF. "Segundo os números do Governo estamos a falar de uma planificação para 400 mil pessoas e temos alimentos assegurados, pelo menos, para os próximos dias", referiu em entrevista, em Maputo.

"Pelo menos para 48 a 72 horas temos a situação assegurada", acrescentou. No entanto, "dependendo do tempo que estas populações vão ficar nos centro de trânsito, poderá haver necessidade de mobilizar mais recursos para dar assistência".

A assistência está a ser preparada e os mantimentos estão a chegar "por via aérea e marítima", à cidade da Beira, para depois serem distribuídos, sobretudo por helicópteros.

A representante do Programa Alimentar Mundial em Moçambique, Karin Manente, disse na terça-feira à Lusa que, depois do avião com 22 toneladas de alimentos aterrou no domingo "e há outro a caminho com mais 40 toneladas". Aguarda-se pelo descarregamento dentro de "dois a três dias". Para quem quer ajudar, a lista de necessidades tem víveres e abrigos como prioridades. "Neste momento, o mais importante para apoiar a população são víveres e abrigo. Mas por falta de energia na cidade da Beira, recomenda-se que a alimentação não sejam bens perecíveis ou não haverá capacidade de os conservar", acrescentou Cláudio Julaia.

Várias campanhas de solidariedade estão a decorrer dentro do pais e no estrangeiro, tendo como destino a cidade da Beira.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu