Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Director: 
Adriano Callé Lucas

Ferreira de Castro é ponte para a diáspora portuguesa


Alberto Oliveira e Silva domingo, 10 março 2019

A Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas está disponível para apoiar o município de Oliveira de Azeméis no estabelecimento de fortes relações com as comunidades brasileiras – nomeadamente com as cidades de Belém do Pará e de Manaus – que acolheram o escritor Ferreira de Castro.

“É uma região muito diversa, muito rica culturalmente”, acentuou José Luís Carneiro, secretário de Estado, que se deslocou, na tarde da passada sexta-feira, à capital das Terras de La Salette, onde, no Arquivo Municipal, presidiu ao lançamento do Prémio Literário “Imprensa Nacional/Ferreira de Castro”.

Este certame resulta de uma parceria entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Imprensa Nacional “Casa da Moeda”, visando a preservação e promoção da língua e cultura portuguesas junto da diáspora lusa.

Vai distinguir trabalhos inéditos de ficção, poesia e prosa da autoria de portugueses emigrados ou de luso-descendentes. Nesta primeira edição serão aceites trabalhos de ficção, com período de recepção dos originais marcado para de 1 de Abril a 31 de Maio. O júri é presidido pelo professor Carlos Reis, tendo como vogais Paula Mendes e a professora Fátima Marinho.

Leia a notícia completa na edição em papel.