Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Homens armados matam uma pessoa e ferem outra em aldeia do norte de Moçambique


Quinta, 20 de Dezembro de 2018

Homens armados mataram um homem a tiro e feriram outro na noite de quarta-feira na aldeia de Mwangaza, distrito de Mocímboa da Praia, norte de Moçambique, disseram hoje à Lusa fontes locais. Os atacantes, munidos de armas de fogo e catanas, incendiaram cinco casas durante a acção, abandonando depois a aldeia, relataram as mesmas fontes.

O ataque de quarta-feira foi o primeiro a Mwangaza, que fica perto da aldeia de Undjama, que já tinha sido alvo de investidas de homens armados. A aldeia atacada na quarta-feira situa-se a cerca de 25 quilómetros da vila-sede do distrito de Mocímboa da Praia, um dos quatro da província de Cabo Delgado, que têm sido assolados por acções de grupos armados desde Outubro do ano passado.

Dezenas de pessoas morreram na sequência dos ataques, que provocaram o deslocamento de populações das suas aldeias. Mais de 100 pessoas estão a ser julgadas em Cabo Delgado na sequência dos ataques, que atingem áreas próximas dos campos de gás que vão conhecer avultados investimentos de multinacionais petrolíferas nos próximos anos.

Na quarta-feira, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse no parlamento que as Forças de Defesa e Segurança estão a "fragilizar" a acção dos "malfeitores" que atuam nas quatro províncias de Cabo Delgado.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu