Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Acidente/Borba: Instaladas mangueiras para drenar água de pedreiras


Quarta, 21 de Novembro de 2018

As operações nas pedreiras atingidas pelo deslizamento de terras e pelo colapso de um troço de estrada recomeçaram hoje de manhã com a instalação de 400 metros de mangueira para drenar a água de um dos poços. A agência Lusa constou no local que os trabalhos, suspensos na terça-feira à noite, foram retomados cerca das 08:40 de hoje.

Uma das extremidades da mangueira é ligada a uma motobomba e a outra a uma conduta de águas pluviais, instalada na zona das pedreiras, junto à estrada entre Borba e Vila Viçosa, no distrito de Évora.

A Solubema, do sector dos mármores, está no local a realizar este "trabalho gratuitamente", segundo disse hoje aos jornalistas fonte da empresa, prevendo que a mangueira possa começar a drenar água até ao final da manhã.

Neste "espelho de água" é onde está o corpo da segunda vítima confirmada, operário das pedreiras, e a retroescavadora arrastada.

As operações em curso visam retirar este segundo corpo. Segundo a mesma fonte, na tarde de hoje, vão ser esticados, pelo menos, mais 600 metros de mangueira, ligadas a três motobombas, para drenar a água do segundo poço, que tem cerca de 250 mil metros cúbicos de água e 50 metros de profundidade. Para os poços terão também sido arrastadas duas viaturas, uma carrinha de caixa aberta e um automóvel, havendo três homens desaparecidos.

Na terça-feira à noite, o comandante distrital de operações de socorro (CODIS) de Évora, José Ribeiro, já tinha avançado que hoje iriam decorrer as operações de drenagem da água das pedreiras onde ocorreu o deslizamento de terras. Desta forma, acrescentou o responsável, "com a drenagem dos dois planos de água das pedreiras", a Protecção Civil acredita que terá "condições para operar e, essencialmente, fazer o reconhecimento com maior qualidade de todo o espaço".

O deslizamento de um grande volume de terra e o colapso de um troço de cerca de 100 metros da estrada para o interior de dois poços de pedreiras ocorreu na segunda-feira às 15:45.

Na terça-feira, o comandante distrital de operações de socorro (CODIS) de Évora, José Ribeiro, disse que um dos corpos foi retirado da pedreira perto das 14:50.

O Ministério Público instaurou "um inquérito para apurar as circunstâncias que rodearam a ocorrência", referiu a Procuradoria-geral da República, em resposta enviada à agência Lusa.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu