Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Investigadores nacionais partem para os Emirados em busca de naus portuguesas do século XVI


Terça, 20 de Novembro de 2018

Uma equipa portuguesa de historiadores, biólogos marinhos, arqueólogos subaquáticos e engenheiros de robótica submarina parte hoje para Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, para localizar naus portuguesas do século XVI.

O arqueólogo subaquático Alexandre Monteiro disse à agência Lusa que o objectivo principal da missão é “localizar com tecnologia portuguesa do século XXI naus e galeões lusitanos do século XVI lá naufragados” ou até, “quem sabe, embarcações pré-clássicas, de quando babilónios, assírios e sumérios se abasteciam do cobre de Magan, nome pelo qual era então conhecida esta parte do mundo”.

A tecnologia e a metodologia científica a implementar “será toda nacional”, sublinhou Alexandre Monteiro, investigador do Instituto Arqueológico e Paleociências (IAP) e do Center for Maritime Archaeology and Conservation da Texas A&M University, e da University of Western Australia.

“Com efeito, se há áreas onde Portugal tem vindo a afirmar uma capacidade singular de investigação e desenvolvimento, é na concepção e utilização de veículos autónomos não tripulados subaquáticos e na realização de parcerias internacionais para a localização e exploração científica de património cultural subaquático”, argumentou.

A missão de investigação, que decorre nos antigos portos de Kalba e de Khor Fakkan, na costa leste da península de Musandam, a sul do golfo de Omã, povoações que “foram conquistadas pelos portugueses em 1515, quando eram tributárias do reino de Ormuz”, será levada a cabo pelo IAP, da Universidade Nova de Lisboa, e pelo Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática (LSTS) da Universidade do Porto.

Alexandre Monteiro especificou que serão utilizados “dois submarinos LAUV (Light Autonomous Underwater Vehicle), com cerca de 18 quilogramas cada um, desenvolvidos e programados naquele laboratório da Faculdade de Engenharia do Porto, que recolherão dados de magnetometria e de relevo dos fundos marinhos”.

O projecto, organizado a convite do emir de Sharjah, xeque Sultan bin Muhammad Al-Qasimi, é coordenado logisticamente pela Autoridade Arqueológica de Sharjah e conta com o apoio da Polícia Marítima deste Emirado Árabe.

O arqueólogo subaquático liderou, há um ano, uma equipa de investigadores portugueses que apresentou no V Encontro Iberoamericano de Gestão do Património, no Uruguai, uma proposta de pesquisa, salvaguarda e valorização do Património Cultural Subaquático de contexto português em águas territoriais uruguaias.

Em concreto, o objecto da investigação é o Património Cultural Subaquático português que jaz nas águas circundantes à cidade de Colonia do Sacramento e das ilhas próximas, explicou, em Novembro do ano passado, à agência Lusa Alexandre Monteiro.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu