Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Nazaré: Aplicação móvel permite ver figuras míticas e ondas no Forte de S. Miguel


Mário Pinto / foto: Luís Filipe Coito Sexta, 13 de Julho de 2018

Os visitantes do Forte de S. Miguel, na Nazaré, têm disponível, desde ontem, acesso gratuito à  aplicação móvel ‘Nazarépic’, que permite visualizar/fotografar, através de realidade aumentada, figuras míticas da nossa história, nomeadamente D. Sebastião, Napoleão, a onda gigante, o famoso Canhão da Nazaré ou um navio afundado naquela zona na década de 40.
A partir do momento que o visitante entre no Forte de S. Miguel e descarregue a aplicação para o telemóvel, pode entrar numa realidade aumentada. Para isso, terá de direccionar o telemóvel para as placas instaladas  em algumas paredes do piso inferior do Forte de S. Miguel e através da aplicação entrar na designada realidade aumentada. Assim que as aplicações, a do telemóvel e a existente nas placas, estejam conectadas, verá, por exemplo,  a figura de D. Sebastião (que conta algumas passagens da história portuguesa), ou Napoleão (líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa), ou a onda gigante surfada por Mc­Namara e por outros surfistas de renome, o famoso Canhão da Nazaré ou um barco afundado ao largo da praia nazarena. 
De futuro, o visitante poderá visualizar/fotografar imagens dos surfistas nacionais e internacionais que surfaram as ondas da Praia do Norte. 
A aplicação resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal da Nazaré e a Altice Portugal, cujo principal objectivo é atrair mais visitantes ao Forte de S. Miguel, que no primeiro semestre des­te ano recebeu 81.640 pessoas. 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu