Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Candidatura conjunta de Leiria e Coimbra a Capital Europeia da Cultura é “despropositada”


Quarta, 14 de Fevereiro de 2018

O vereador da Cultura da Câmara de Leiria considerou “despropositada” e “descontextualizada” a proposta da homóloga de Coimbra para uma candidatura conjunta das duas cidades à organização da Capital Europeia da Cultura. Gonçalo Lopes lembrou, na segunda-feira à noite, em declarações à agência Lusa, que “Leiria foi a primeira cidade da região Centro a assumir a candidatura a Capital Europeia da Cultura (CEC) em 2027”. 
“Assumimos a candidatura ainda no mandato anterior, por isso achamos despropositada e des­con­­tex­tualizada esta pro­pos­ta de união de candidaturas da Região Centro, tanto mais que outras já avançaram muito antes da de Coimbra. No fundo, Coimbra anda atrasada neste processo”, sublinhou o vereador leiriense. 
A reacção surge na que sequência de declarações da vereadora Carina Gomes que, comentando uma afirmação anterior de Gonçalo Lopes sobre a “falta de coesão” da candidatura de Coimbra em relação à de Leiria, exortou, em reunião do executivo do dia 5 de Fevereiro, “Leiria a integrar a candidatura de Coimbra a CEC”. “Convidei Leiria a aliar-se a Coimbra porque certamente juntos somos mais fortes”, disse na reunião do executivo a vereadora, citada pelo jornal ‘Notícias de Coimbra’.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu