Situações de emergência, lembretes e gestão de medicamentos ou até companhia de familiares e amigos estão agora à distância de um botão SOS para 50 seniores do concelho de Leiria. A teleassistência veio para ficar, pelo menos durante dois anos, garantindo prestação de cuidados de saúde, através de um telemóvel e de um relógio, 24 horas por dia e de forma personalizada.
Apesar de o apoio em situações de emergência, como em quedas ou perda de localização, ser uma das prioridades do projecto, o equipamento, distribuído ontem aos primeiros seniores do concelho, está também ligado a uma plataforma informática. Assim, os utilizadores poderão registar, de forma simples, os níveis de tensão arterial e a glicémia, entre outros indicadores de saúde, bem como lembretes para a gestão de medicamentos. E porque a companhia também pode ser feita do outro lado da linha, a ideia é que transportem o telemóvel para todo o lado, não apenas para terem o botão SOS à mão, mas também para comunicarem com familiares e amigos.
Ontem, na entrega dos equipamentos, o presidente da Câmara de Leiria referiu que o objectivo passa por "garantir a melhor assistência possível". "Tirem o melhor partido. O importante é que se mantenham activos", aconselhou Raul Castro aos novos utilizadores. "Não se inibam de pedir ajuda sempre que possível", acrescentou.