Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Praia do Pedrógão: Homem é arrastado para o mar enquanto pescava


Quinta, 25 de Maio de 2017

Um tripulante da embarcação 'Princesa de Peniche', que se encontrava em faina de pesca da sardinha, ao largo do Pedrógão, foi arrastado para o mar com a arte de pesca e foi mantido preso longos minutos na água, sem possibilidade de resgate imediato. O acidente ocorreu durante a madrugada de hoje, e a operação de assistência médica foi levada a cabo pelo Capitão do Porto da Figueira da Foz, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).  

O alerta foi transmitido ao Capitão do Porto pela Marinha, via MRCC Lisboa às 03h56, tendo sido de imediato empenhada para a posição conhecida da embarcação o salva-vidas 'SR42' da estação salva-vidas da Figueira da Foz que, para além da tripulação, embarcou uma equipa médica do INEM, tendo sido igualmente accionada a Embarcação de Alta Velocidade (EAV), 'Portimão', da Polícia Marítima.

O tripulante foi resgatado para a embarcação de apoio (chalandra), no entanto, não foi possível transferir a vítima da embarcação de apoio para a embarcação mãe 'Princesa de Peniche'. 

A embarcação de pesca 'Atleta', que também se encontrava em faina de pesca nas imediações e dispunha de maior velocidade, procedeu ao reboque da chalandra e foi ao encontro das embarcações da Autoridade Marítima.

Após o embarque da equipa médica a bordo da embarcação de apoio, e tendo em consideração que o estado de saúde da vítima não permitia movimentos bruscos, foi decidido manter o homem a bordo da embarcação de pesca durante o restante percurso de regresso ao porto da Figueira da Foz, com acompanhamento próximo das embarcações de emergência.

Do porto de pesca da Figueira da Foz, a vítima foi transportada para o Hospital da Figueira da Foz, às 05h15. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu