Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Papa: Quase 1.400 peregrinos assistidos em Fátima nos serviços de saúde


Sábado, 13 de Maio de 2017

Quase 1.400 peregrinos foram assistidos até às 15:00 de hoje nos serviços de apoio à saúde em Fátima, tendo 61 deles sido transferidos para os hospitais onde receberam cuidados mais diferenciados, disse à agência Lusa fonte da Protecção Civil. A mesma fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) adiantou que um dos 61 feridos transferidos para as unidades hospitalares foi helitransportado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Segundo a ANPC, 1.392 peregrinos foram assistidos nos postos do INEM, Cruz Vermelha Portuguesa e Bombeiros, meios de saúde disponíveis junto ao Santuário de Fátima.
Estes dados referem-se aos atendimentos registados entre quinta-feira (11) e as 15h00 de hoje (13) no âmbito da operação de protecção e socorro montada para a visita do papa Francisco a Fátima. Num balanço provisório feito à Lusa, o comandante nacional de operações de socorro, Rui Esteves, afirmou que o dispositivo especial montado para a visita do Papa foi “o adequado”, bem como o posicionamento dos meios. Rui Esteves adiantou que os dados disponíveis, até este momento, permitem concluir que a operação correu “em função do planeado”. Segundo o comandante da ANPC, os meios humanos e materiais estiveram disponíveis para qualquer circunstância. 
Rui Esteves apelou ainda aos peregrinos para que viagem de regresso a casa seja feita em segurança, tal como aconteceu na vinda para Fátima. 
O dispositivo especial de protecção e socorro está activo desde quarta-feira e vai ser desativado às 20h00 de amanhã, domingo, tendo sido os meios reforçados entre ontem e hoje. Este dispositivo envolveu um total de 980 operacionais, mas apenas estiveram no terreno 668, uma vez que os restantes 312 só eram accionados em caso de uma situação excepcional.
O Papa Francisco terminou hoje uma visita de cerca de 24 horas a Fátima para as cerimónias de canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto.

 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu