Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Bispo de Leiria saúda Papa Francisco, “voz profética” capaz de abater muros


Sábado, 13 de Maio de 2017

O bispo de Leiria-Fátima, António Marto, saudou hoje a "voz profética" de Francisco, capaz de abater muros, de lançar pontes e de dar voz a quem não a tem. António Marto agradeceu a Francisco por ter trazido consigo "dois santos, os dois pastorinhos Francisco e Jacinta" e enalteceu que todos os olhos estão "fixos no Papa Francisco", que é uma voz "profética claramente audível" num panorama mundial "cheio de perigos e medos". A voz de Francisco, continuou o bispo na parte final da eucaristia de hoje, é uma "voz capaz de abater muros de separação, de lançar pontes de encontro entre os homens e os povos, de ser a voz dos sem voz (dos pobres, sofredores, descartados), de abrir caminhos de esperança e de paz, de levar a alegria do evangelho a todas as criaturas em quaisquer condições que se encontrem".
"Aqui estais connosco, peregrino entre os peregrinos vindos de todo o mundo, nesta assembleia da Igreja peregrina, Igreja vivia, santa e pecadora, para celebrar a acção de graças pelo centenário das aparições da Virgem Maria e pela sua mensagem de misericórdia, de esperança e de paz que daqui partiu, há 100 anos, para todo o mundo por intermédio de três crianças", afirmou o bispo.
Para António Marto, é uma "alegria imensa" receber o Papa, que vem como peregrino, segundo o lema "Com Maria, peregrino na esperança e na paz", saudando a presença de Francisco, frase muito aplaudida pelos fiéis no recinto. "Nesta minha breve saudação trago-vos o abraço e o afecto de todo o povo católico de Portugal, de todos os peregrinos e de tantos homens e mulheres de boa vontade que vos estimam", frisou.
O Papa termina hoje uma visita de menos de 24 horas a Portugal, depois de ter presidido ao Centenário das Aparições e da canonização dos dois pastorinhos Francisco e Jacinta.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu