Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Papa usa cálice com 50 anos feito com ouro e jóias oferecidos por 7.000 doentes


Foto: LUSA Sábado, 13 de Maio de 2017

O papa Francisco usa hoje na missa de canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco um cálice feito há 50 anos com mais de 7.000 objetos de ouro oferecidos por doentes de Portugal, informou o Santuário de Fátima. Executado em 1967 por José Rosas, joalheiro do Porto, o cálice apresenta a base guarnecida com folhas relevadas e conta com várias pedras preciosas e pérolas, resultantes das peças de ourivesaria e joalharia ofertadas.
Segundo informação do Santuário de Fátima, o Papa Francisco usa, também, um píxide, um recipiente onde são colocadas as hóstias, mandado executar em 1970 por António Antunes Borges, reitor do Santuário de Fátima, com o propósito de completar o conjunto da patena e cálice que haviam sido oferecidos pelos doentes de Portugal. “Esta peça foi executada na mesma casa portuense a partir de jóias oferecidas a Nossa Senhora de Fátima, tendo contado com o importante mecenato de uma benemérita”, acrescentou o Santuário. Este conjunto foi também usado pelo papa Bento XVI, em 13 de maio de 2010.
Quanto a outras alfaias litúrgicas usadas nas cerimónias de hoje no Santuário, a cruz de bronze do altar foi oferecida por São Pio de Pietrelcina (1887-1968), mais conhecido como Padre Pio, e a custódia para a bênção dos doentes é datada de 2011, da autoria de Maria Joana Delgado, e dói executada pela Casa Leitão & Irmão, antigos joalheiros da Coroa. Esta custódia é habitualmente usada nas peregrinações aniversárias – entre maio e Outubro – e foi encomendada pelo movimento eclesial Adoração Noturna Espanhola, para assinalar os 25 anos de peregrinações deste grupo ao Santuário de Fátima.
O Papa Francisco canonizou hoje, em Fátima, os beatos Jacinta e Francisco Marto, duas crianças que, em 1917, afirmaram ter assistido à 'aparição' de Nossa Senhora. Estas são as duas primeiras crianças não mártires a ser elevadas à categoria de santos pela Igreja Católica. A canonização marca o ponto alto das comemorações do Centenário das Aparições da Cova da Iria.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu