A Região de Aveiro tornou-se a comunidade intermunicipal com o grau de satisfação dos residentes mais elevado, aumentando uma posição na hierarquia regional face à edição anterior, segundo os resultados do “Inquérito à Satisfação dos Residentes na Região Centro”, realizado entre 4 e 17 de julho, pela Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
A seguir a Aveiro, posicionam-se as sub-regiões de Viseu Dão Lafões e do Oeste, sendo que a percentagem de residentes «globalmente satisfeitos cresceu em todas as sub-regiões, à exceção da Beira Baixa», com subidas significativas em Viseu Dão Lafões, que passou a ocupar a segunda posição, na Região de Aveiro e nas Beiras e Serra da Estrela (mais 14 por cento, mais 8 por cento e mais 7,6 por centro, respetivamente).
O inquérito revela que quatro comunidades intermunicipais apresentavam um grau de satisfação acima da média regional, concretamente a Região de Aveiro, Viseu Dão Lafões, Oeste e Região de Coimbra.
Em todas as comunidades intermunicipais da Região Centro, a maioria dos inquiridos encontrava-se satisfeito ou muito satisfeito com a sua vida. Em 2024, os resultados das diferentes sub-regiões variaram entre os 60,4% de residentes globalmente satisfeitos no Médio Tejo e os 82,4% na Região de Aveiro (ver gráfico).