A Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo (ASSGC) prepara-se para lançar uma campanha pública destinada à angariação de fundos para ajudar a financiar a obra de ampliação do lar da instituição, já em curso.
O projeto implica um investimento de 800 mil euros e, apesar das candidaturas submetidas, não merecerá comparticipação financeira nem do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais nem do Plano de Recuperação e Resiliência.
A associação, que concretiza a sua missão social através do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, beneficiou de um auxílio financeiro de 150 mil euros da Câmara de Ílhavo, além de ter contraído um empréstimo bancário de 370 mil euros. O valor remanescente tem estado a ser angariado pela instituição particular de solidariedade social, mas em falta, segundo o presidente, Amândio Costa, está ainda uma «fatia grande» que pode comprometer o avanço da empreitada. «Corremos o risco de ter de parar a obra», avisa o responsável, apelando à mobilização da população e de empresas para a entrega de donativos.